Terceira idade:

A velhice também pode chegar para os nossos melhores amigos de quatro patas. E como toda passagem de tempo, o corpo começa a sentir e os cuidados devem ser redobrados. Por isso, quando a fase senil do seu pet chegar, acontecerá uma série de transformações, e você deve estar preparado para todas essas mudanças e, consequentemente, proporcionar a qualidade de vida que o seu idosinho tanto merece. E quando ele entra para a terceira idade? Isso depende do porte do animal, mas a partir dos sete anos já pode ser considerado geriatra.

Os sinais mais comuns desta fase em cães são mudanças na pelagem (predomínio dos brancos e manchas), ficam menos ativos e com dificuldade de locomoção, têm deficiência auditiva e visual, maior sensibilidade às mudanças climáticas e dificuldade na mastigação. Além disso, é possível ainda que o seu pet tenha o sistema imunológico mais frágil, como também pode apresentar deficiências cardiorrespiratórias, renais, urinárias e de fígado. O futuro é imprevisível, mas nem todas as características listadas podem se fazer presentes.

A alimentação também não será a mesma, uma vez que cada faixa etária necessita de nutrientes específicos, contemplando quantidade reduzida de calorias e reforço de vitaminas. Portanto, opte sempre pela indicação do médico veterinário, pois somente ele saberá as especificidades de cada raça e o quadro clínico do paciente. Ah, vale também reforçar que o banho, a tosa, limpeza das orelhas e a profilaxia dentária também não devem ser deixadas de lado.

Se você é do tipo de pessoa que costuma fazer aquela caminhada na orla com o seu pet hoje, não se preocupe! O bichinho idoso também pode e deve realizar atividades físicas. Claro, em um tempo menor e sob temperatura amena. As brincadeiras em casa, inclusive, não devem ser esquecidas. Por fim, mas não menos importante, o acompanhamento de um veterinário é essencial em todas as etapas da vida, sobretudo na velhice. Só por meio desta avaliação será possível fazer diagnósticos mais precoces de alterações que podem surgir ao longo dos anos. 

 

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h